HOME FEEDBACK

Haddad chama Bolsonaro e aliados de ‘traidores’, além de culpar grupo por travar negociação com Trump

Haddad critica obstruções políticas e aponta Bolsonaro como responsável pelas dificuldades nas negociações com os EUA. Lula também se posiciona e acusa Trump de não querer diálogo, se preparando para o confronto.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou as dificuldades nas negociações com os EUA após Donald Trump anunciar taxação de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

Haddad afirmou que Jair Bolsonaro e seus apoiadores estão obstruindo o diálogo, pedindo que "saiam do caminho e deixem o governo negociar". Ele classificou a postura do grupo como “traição” e destacou que ações diretas nos EUA têm bloqueado canais diplomáticos.

Haddad comparou a situação à Inconfidência Mineira, mencionando o traidor Joaquim Silvério dos Reis.

O presidente Lula também comentou a taxação, provocando Trump: "Eu sou bom de truco. Se ele tiver trucando, ele vai tomar um seis." Lula destacou que tem dialogado com líderes como Xi Jinping e Joe Biden, mas que Trump não demonstrou interesse em conversar.

Trump justificou a taxação alegando uma "caça às bruxas" contra Bolsonaro, que é inelegível até 2030 e réu no STF.

Em resposta, o governo brasileiro formou um comitê interministerial, coordenado por Geraldo Alckmin, para buscar soluções com o setor produtivo, enquanto Haddad afirmou que as ações de Bolsonaro dificultam o progresso nas negociações.

Leia mais em jovem-pan