HOME FEEDBACK

Haddad: Brasil tem tudo para crescer, mesmo com turbulências geopolíticas

Haddad destaca que o Brasil tem potencial para crescer com um foco em inovações e projetos, mesmo diante de um cenário internacional instável. O ministro também enfatiza a importância do não alinhamento externo para manter relações com grandes blocos econômicos.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acredita que o Brasil pode crescer nos próximos anos, apesar da turbulência geopolítica e com menos apoio do governo na expansão dos gastos.

Durante o J. Safra Macro Day em São Paulo, Haddad destacou que o Brasil vem subinvestindo e que existem projetos prontos que podem ser implementados com políticas adequadas:

  • Aceleração das concessões pelo Ministério dos Transportes.
  • Iniciativas para reduzir spreads (custo do dinheiro), como o marco de garantias.
  • Aumento de investimentos em data centers no Brasil.

O ministro revelou planos de divulgar um marco regulatório para data centers na Califórnia, enfatizando que o Brasil tem vantagens competitivas em cabeamento e energia limpa.

Haddad acredita que o crescimento será impulsionado pelo consumo das famílias e investimentos, sem precisar de estímulo maior. Ele também apontou que o cenário externo pode se resolver e ressaltou a importância do não alinhamento do Brasil nas relações internacionais.

O ministro elogiou o trabalho do vice-presidente Geraldo Alckmin em relação ao tarifaço e mencionou avanços nas negociações entre Mercosul e União Europeia, com uma abertura maior por parte do governo francês.

Leia mais em valoreconomico