HOME FEEDBACK

Haddad acusa bolsonaristas de sabotar negociação com EUA e cobra ação de governadores

Haddad denuncia boicote político ao restabelecimento de negociações com os EUA por aliados de Bolsonaro. O ministro pede colaboração de governadores para facilitar o diálogo e mitigar os impactos da tarifa de 50% imposta por Trump.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que grupos políticos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro estão tentando bloquear negociações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, devido à tarifa de 50% imposta por Donald Trump.

Em entrevista à Rádio Itatiaia, Haddad responsabilizou o deputado Eduardo Bolsonaro e o influenciador Paulo Figueiredo pelo boicote. Ele pediu que as autoridades deixem o caminho livre para negociações: “Vocês perderam uma eleição, deixem o governo negociar”.

Haddad também apelou a governadores que têm laços com a direita para que ajudem a conter a obstrução promovida pelo bolsonarismo. “Essas pessoas deviam se mobilizar junto ao Bolsonaro para que o Paulo Figueiredo e o Eduardo Bolsonaro parem de militar contra o Brasil”, disse.

O ministro destacou que a obstrução política prejudica a reabertura de canais com Washington. “Se os governadores buscarem interlocução, tudo isso acaba muito rapidamente”, comentou, elogiando as habilidades de negociação do presidente Lula e do Itamaraty.

Sobre os planos de contingência, como a linha de crédito de R$ 200 milhões lançada por São Paulo, Haddad observou que essas ações têm alcance restrito frente ao comércio de US$ 40 bilhões com os EUA. “É importante que governadores se preocupem, isso une o país em torno de um objetivo”, concluiu.

Leia mais em infomoney