Há 5 dias em greve de fome, Glauber Braga diz estar mais abalado
Deputado Glauber Braga afirma estar "mais abalado" após cinco dias de greve de fome em protesto contra processo de cassação. Ele continua dormindo no plenário da Câmara e aumentou os cuidados médicos em meio a avaliações diárias.
Glauber Braga, deputado federal do Psol-RJ, está em greve de fome desde 9 de abril de 2025, em protesto contra seu processo de cassação na Câmara dos Deputados.
Na manhã desta 2ª feira (14.abr.2025), a equipe de Braga informou que ele está “mais abalado” e sob cuidados médicos, recebendo água e isotônico.
O deputado pernoita no Plenário 5 e decidiu continuar sua greve até que haja uma decisão sobre seu mandato.
Em uma postagem no X (antigo Twitter), Braga declarou: “Não se trata de um apelo individual para salvar um mandato. É uma denúncia...”
O deputado enfrenta um processo por agredir o youtuber Gabriel Costenaro em abril de 2024, que resultou em um pedido de cassação movido pelo partido Novo.
O Conselho de Ética aprovou o parecer de cassação por 13 votos a 5, mas isso não significa a perda imediata do mandato. Braga pode recorrer à CCJ antes de ser apreciado pelo plenário, onde precisaria de 257 votos para a cassação.
Braga acusa o presidente da Câmara, Arthur Lira, de perseguição e de “sequestrar” o Orçamento com a execução de emendas.
Uma nova nota da equipe de Braga está prevista para sair às 19h.