HOME FEEDBACK

Guido Mantega desiste de vaga na Eletrobras

Guido Mantega renuncia a cargo no conselho fiscal da Eletrobras. Nova nomeação será feita em assembleia de acionistas programada para esta semana.

Eletrobras anunciou que Guido Mantega desistiu de seu cargo no conselho fiscal, ao qual havia sido indicado pelo MME (Ministério de Minas e Energia). A nova nomeação para a vaga ocorrerá “oportunamente”.

A assembleia de acionistas que elegerá novos membros acontecerá na 3ª feira (29.abr).

O petista deseja acomodar 2 aliados nos 3 assentos que a União ganhou no conselho de administração. Entre os indicados estão os ex-ministros Nelson Hubner e Silas Rondeau, além do diretor executivo da Petrobras, Mauricio Tolmasquim.

Recentemente, a Eletrobras e a AGU (Advocacia Geral da União) firmaram um acordo com o STF que garante à União 3 das 10 cadeiras do comitê decisório e 1 dos 5 assentos no conselho fiscal.

Anteriormente, a União tinha apenas 1 assento no conselho de administração e nenhum no fiscal. O acordo também suspendeu a obrigação da Eletrobras de investir na Eletronuclear.

Novos termos sobre o investimento da usina nuclear Angra 3 serão discutidos em processo de mediação. O caso levantou questões sobre a constitucionalidade da lei 14.182 de 2021, que permitiu a privatização da Eletrobras.

A AGU busca a derrubada de um trecho da lei que limita a 10% o poder de voto de acionistas, alegando que isso desincentiva o investimento privado e atinge especialmente a União, única acionista relevante.

Leia mais em poder360