HOME FEEDBACK

'Guerra tarifária vai começar na hora que eu der a resposta ao Trump', diz Lula sobre embate com EUA

Lula critica tarifas impostas por Trump e reafirma que resposta será dada em breve. O presidente brasileiro destaca a importância de negociações justas e recíprocas entre os países.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva declara que a guerra tarifária com os Estados Unidos começará quando o Brasil responder à sobretaxa de 50% sobre importações de produtos brasileiros imposta por Donald Trump, a partir de 1º de agosto.

Lula afirmou que as condições de negociação propostas por Trump não foram adequadas, ressaltando que "ninguém pode ameaçar um partido com uma decisão judicial" durante entrevista em Santiago, no Chile.

Trump justificou a sobretaxa como retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal, em um inquérito que investiga uma trama golpista.

Recentemente, o Escritório do Representante de Comércio dos EUA abriu uma investigação sobre práticas comerciais do Brasil, incluindo o uso do Pix, que supostamente restringem as exportações americanas.

Na última sexta-feira, Trump revogou o visto de entrada dos ministros do STF, incluindo Alexandre de Moraes e outros colegas.

O governo brasileiro estuda usar a Lei da Reciprocidade para adotar sanções equivalentes e criar linhas emergenciais de crédito. Lula enfatizou a importância da igualdade de condições para empresas brasileiras e americanas.

Por fim, Lula destacou a forte relação diplomática com os Estados Unidos e se disse aberto ao diálogo com Trump, reafirmando a necessidade de defender os interesses do Brasil.

Leia mais em o-globo