Grécia resgata centenas de migrantes nas ilhas de Gavdos e Creta
Grécia realiza resgates em massa de migrantes do Oriente Médio e Norte da África em suas ilhas. O país busca estreitar laços com a Líbia para controlar o fluxo migratório e evitar saídas de embarcações.
Grécia
Mais de 430 migrantes foram avistados e resgatados a cerca de 25 milhas náuticas de Gavdos no domingo. Além disso, a agência Frontex resgatou 96 migrantes a bordo de dois barcos na costa de Creta.
Os migrantes, agora sendo levados para Creta, vêm principalmente do Oriente Médio e do Norte da África, incluindo cidadãos do Sudão, Egito e Bangladesh.
Nos últimos meses, as chegadas por mar do nordeste da Líbia aumentaram. Atenas anunciou o envio de duas fragatas para ajudar a conter o fluxo e pediu à Líbia que aumente a cooperação para impedir partidas.
Um veículo de comunicação grego mostrou imagens de migrantes saltando de uma lancha para a água antes de chegar à costa de Creta.
As relações entre Grécia e Líbia estão se recuperando após um acordo de 2019 entre a Líbia e a Turquia. O ministro das Relações Exteriores grego, George Gerapetritis, esteve em Benghazi para discutir migração com o comandante Khalifa Haftar. Ele expressou esperança de resultados tangíveis para o progresso nas relações.