HOME FEEDBACK

Grécia recebe o ‘grau de investimento’ da Moody’s, fechando a porta de uma era dolorosa

Grécia celebra elevação de classificação de risco de crédito ao grau de investimento pela Moody's após 15 anos de crise. O governo destaca a importância do progresso econômico e reformas para atrair investimentos e garantir crescimento sustentável.

ATENAS - O governo grego de centro-direita comemorou, neste sábado, 15, a elevação da classificação de risco de crédito pela Moody’s para “grau de investimento”, após 15 anos de status de “junk” durante a crise da dívida.

Kostis Hatzidakis, ministro das Finanças, afirmou que essa elevação marca o fechamento de um ciclo importante para a economia grega, evidenciando o retorno à normalidade europeia.

A Moody’s subiu a classificação de Ba1 para Baa3, citando a rápida melhora nas finanças públicas como um fator-chave. A agência também destacou a estabilidade política e as melhorias institucionais.

Embora a Grécia tenha recebido a boa notícia em meio a greves e protestos, o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis destacou o compromisso com as reformas para atrair investimentos e impulsionar o crescimento.

A Grécia enfrentou uma severa crise a partir de 2010 e recebeu três resgates internacionais. A dívida nacional, que superou 200% do PIB em 2020, deve cair para abaixo de 150% este ano, segundo o banco central.

A Moody’s elogiou os esforços do governo para a redução da dívida, ressaltando melhorias na arrecadação de impostos e contenção de despesas.

Leia mais em estadao