Governo Trump prepara base legal para tarifas sobre o Brasil
Estados Unidos planejam justificar aumento de tarifas sobre importações do Brasil com nova base legal. Medida ocorre em meio a tensões políticas e comerciais entre os países.
Governo dos EUA deve divulgar, até a próxima semana, uma nova base legal para justificar tarifas de 50% sobre importações do Brasil, segundo a agência Bloomberg.
As tarifas, anunciadas por Donald Trump em abril e elevadas em julho, entrarão em vigor na próxima sexta-feira (1º.ago.2025), após dois adiamentos.
Trump justifica as tarifas por “sucessivos déficits” na balança comercial, embora os EUA tenham superávit com o Brasil (exportam mais do que importam). A tarifa inicial era de 10%, mas foi elevada para 50%.
A elevação das tarifas foi baseada em um suposto destrato do governo brasileiro com Jair Bolsonaro, que é investigado pelo STF por tentativa de golpe de Estado. Trump pede que o julgamento de Bolsonaro seja encerrado “imediatamente”.
Com essa justificativa política, o Congresso dos EUA recomendou ao USTR elaborar uma nova declaração legal. Recentemente, o governo Trump iniciou uma investigação contra “ataques do Brasil” às big techs dos Estados Unidos.