Governo Trump enviou carta à Harvard por engano, diz jornal
Casa Branca reconhece erro ao enviar carta a Harvard, que pede reformas em políticas de admissão. O incidente aumenta tensões e resulta em congelamento de verbas federais à universidade.
Engano da Casa Branca: O governo dos EUA enviou, por erro, uma carta à Universidade Harvard em 11 de abril.
O documento exigia reformas na administração da universidade e políticas de admissão, incluindo restrições a estudantes internacionais considerados “hostis aos valores americanos”.
Segundo o New York Times, a carta, enviada por Sean Keveney, conselheiro jurídico interino do Departamento de Saúde, era "não autorizada".
Pessoas na Casa Branca acreditam que a carta foi enviada prematuramente, enquanto outros afirmam que deveria ser somente divulgada internamente.
A comunicação ocorreu em meio a tensões após manifestações de estudantes sobre a guerra entre Israel e Hamas.
Harvard rejeitou as exigências, resultando no congelamento de US$ 2,2 bilhões em financiamento e ameaças ao status de isenção fiscal da universidade.
May Mailman, estrategista sênior da Casa Branca, criticou Harvard, mas indicou que conversas podem ser retomadas se a universidade atender às exigências e pedir desculpas por episódios de antissemitismo.