Governo Trump assina ordem para incentivar remoção de pessoas em situação de rua
Medida visa transferir pessoas em situação de rua para centros de tratamento, alegando foco na segurança pública. O governo também propõe restrições e penalidades para práticas consideradas problemáticas.
Presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva nesta quinta-feira (24) para incentivar governos locais a removerem pessoas em situação de rua e encaminhá-las a centros de tratamento.
Segundo comunicado da Casa Branca, o objetivo é redirecionar recursos para atender indivíduos que estão nas ruas e que causam desordem pública ou sofrem de doenças mentais e dependência química.
A medida visa reforçar a segurança pública nas cidades americanas.
O decreto determina ao Departamento de Justiça a reversão de “precedentes judiciais” que dificultavam a internação de pessoas em situação de rua que representam risco para si e para os outros.
A Casa Branca também priorizará subsídios para locais que implementarem proibições contra:
- Uso aberto de drogas ilícitas
- Acampamentos urbanos
- Vadiagem
- Ocupações irregulares
- Rastreamento de criminosos sexuais
Trump utilizou a situação de pessoas em situação de rua como um símbolo da má gestão de políticos democratas.
Em 2024, quase 772 mil pessoas estavam em situação de rua nos EUA, um novo recorde com um aumento de 18% em relação ao ano anterior, conforme dados do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano.
Cidades têm intensificado esforços para desmantelar acampamentos após decisão da Suprema Corte que permitiu proibições de pessoas dormirem em locais públicos.