Governo tem ‘expectativa’ de que preço do ovo vá cair após a Páscoa, diz ministro da Agricultura
Ministro da Agricultura prevê queda nos preços dos ovos após a Páscoa, acompanhando tendência de redução em outros alimentos. O aumento nas exportações de ovos também é destacado como um fator importante na dinâmica do mercado.
Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou que os preços dos ovos devem cair após a Páscoa. Ele afirma que os preços dos alimentos “já estão cedendo e vão ceder mais”.
Fávaro mencionou uma queda nos preços da carne bovina no varejo e no atacado, indicando uma tendência semelhante para outros alimentos, como ovos, óleo de soja e feijão. Ele se mostrou otimista quanto às medidas tomadas e a safra positiva.
O consumo de ovos é alto durante a quaresma, e a produção tende a aumentar após abril devido ao clima mais ameno.
A preocupação com os altos preços dos ovos também é expressa pelo presidente Lula, que afirmou querer investigar a situação, sugerindo que "alguém está passando a mão" nos preços.
Exportações de ovos brasileiras aumentaram 342,2% em março, com os EUA como principal destino. Foram embarcadas 3.770 toneladas, em comparação com 853 toneladas no mesmo período do ano anterior. No acumulado de janeiro a março, o aumento foi de 97,2%, com receita de US$ 17,77 milhões em importações.