HOME FEEDBACK

Governo prepara medidas que antecipam reforma tributária, diz Haddad

Haddad destaca estratégias para antecipar os efeitos da reforma tributária, visando beneficiar micro e pequenas empresas. O programa Acredita Exportação e outras medidas estão nos planos do governo para modernizar o sistema tributário brasileiro.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou medidas para a antecipação da reforma tributária do consumo, durante evento no Palácio do Planalto nesta 2ª feira (28.jul.2025).

Haddad participou do lançamento da lei que regulamenta o programa Acredita Exportação, que restituirá 3% das receitas de vendas ao exterior para micro e pequenas empresas, a partir de 1º de agosto.

A reforma tributária, que deverá ser testada em 2026, prevê a devolução integral dos tributos pagos nas etapas anteriores da cadeia produtiva.

O ministro afirmou que há outras medidas no pipeline, visando a antecipação da reforma para diversos setores. “Nós podemos colher os frutos dessa grande reforma,” afirmou.

A principal mudança da reforma é a criação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) para unificar tributos. A implementação total do IVA está prevista até 2033, com um período de transição.

Atualmente, o Brasil possui 5 tributos sobre o consumo que serão unificados.

O lançamento do programa ocorre quatro dias antes do início do tarifaço dos EUA, onde o presidente Donald Trump impôs uma taxa de 50% sobre importações brasileiras.

Haddad defendeu a necessidade de ação contínua do governo, mesmo diante de ameaças, internas ou externas, enfatizando a importância de trabalho conjunto para o crescimento do Brasil.

Leia mais em poder360