Governo prepara isenção de tributos federais para atrair investimento em data centers
Governo espera estimular R$2 trilhões em investimentos com a isenção de tributos para data centers. Medida visa fortalecer o setor de tecnologia e atrair investidores, promovendo o Brasil como um polo sustentável.
Governo brasileiro enviará ao Congresso proposta para desonerar investigações em tecnologia da informação para data centers.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentará a medida no Vale do Silício em uma visita programada, incluindo um café da manhã com executivos de tecnologia.
A nova política pode liberar cerca de R$2 trilhões em investimentos na próxima década, beneficiando setores como construção e telecomunicações.
O investimento da ByteDance, controladora do TikTok, em um data center no Nordeste, é um dos primeiros a se beneficiar.
A proposta, que exige aprovação do Congresso, preverá isenção de tributos federais como PIS, Cofins, IPI e Imposto de Importação.
Uma das fontes destaca que o principal custo para data centers é a depreciação de hardware, não a eletricidade, que no Brasil é maioritariamente renovável.
Investimentos não ligados à tecnologia não serão isentos, esperando-se que os ganhos fiscais superem as perdas na arrecadação.
O plano visa também tornar o Brasil um destino atrativo para investidores, aproveitando sua neutralidade diplomática.
A reforma tributária aprovada recentemente prevê isenções a partir de 2033, mas a nova medida busca antecipar essas vantagens para incentivar data centers verdes.
Os projetos deverão seguir critérios de sustentabilidade, incluindo o uso de 100% de energia renovável e uma reserva de capacidade para o mercado doméstico.