Governo Lula usa redes para responder a investigação do Pix pelos EUA: ‘É nosso, my friend’
Governo brasileiro se opõe à investigação dos EUA sobre o sistema de pagamentos Pix, afirmando que se trata de uma questão de soberania nacional. Postagem ressalta o sucesso do meio de pagamento e critica tentativas de deslegitimizá-lo.
Governo Lula se posiciona contra investigação dos EUA sobre o Pix
Em 16 de agosto, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para contestar a inclusão do Pix nas investigações comerciais dos Estados Unidos.
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) fez uma postagem afirmando: “O Pix é nosso, my friend”. A legenda destaca que o sistema de transações brasileiras provoca “ciúme danado”.
O governo brasileiro reitera seu orgulho pelos mais de 175 milhões de usuários do Pix, que é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil.
A Secom advertiu: “Nada de mexer com o que tá funcionando, ok?” O documento americano, publicado em 15 de agosto, menciona “práticas injustas” relacionadas ao sistema de pagamentos, mas não cita o Pix diretamente.
Observadores acreditam que há uma ação de lobby das grandes bandeiras de cartões contra o Pix, mas avaliam que não há espaço para que a investigação avance.