Governo Lula rebate acusações de Trump e diz que 'não correspondem à realidade'
Governo brasileiro refuta as críticas dos EUA sobre combate à corrupção e proteção de dados, apresentando dados e ações de órgãos federais. Relatórios detalham a cooperação internacional e operações realizadas para desmentir as alegações.
Governo Lula responde a acusações dos EUA sobre corrupção e pirataria.
Relatórios de órgãos federais, como Ministério da Justiça e Polícia Federal, foram enviados ao Itamaraty para rebater críticas feitas por Donald Trump.
As alegações se referem a falhas no combate à corrupção e proteção à propriedade intelectual, trazendo à tona uma investigação do USTR com base na Lei de Comércio de 1974.
- Cooperação Internacional: Desde 2020, foram 6.200 solicitações relacionadas a lavagem de ativos e corrupção, com repatriação de quase US$ 47 milhões.
- Ações da Polícia Federal: Em 2024, foram 185 operações contra contrabando e 1.000 investigações envolvendo produtos falsificados e ações com o FBI.
- Ação contra Tabaco: 108,9 milhões de maços de cigarro apreendidos em 2024; impacto econômico estimado de R$ 594 milhões.
- Proteção de Dados: A ANPD defende a regulamentação brasileira sobre transferência de dados pessoais como equilibrada e alinhada aos padrões internacionais.
As acusações incluem também práticas de comércio digital, acessos ao mercado de etanol, e desmatamento ilegal.
Leia mais em
folha