Governo Lula manifesta indignação e cobra resposta dos EUA em carta
Brasil manifesta preocupação com tarifas americanas e busca diálogo para preservar relações comerciais. Governo solicita resposta dos EUA após carta proposta de negociações não respondida.
Governo Lula enviou nova carta ao presidente dos EUA, Donald Trump, em 15 de julho de 2025, pedindo a retirada das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
No documento, o Brasil expressou sua indignação com a sobretaxação anunciada em 9 de julho, que começará a valer em 1º de agosto.
O governo brasileiro informou que tem tentado dialogar de “boa-fé” com os EUA, buscando alternativas para o comércio bilateral. Em 16 de maio, enviou uma carta confidencial com propostas, mas não recebeu resposta.
A carta destaca que as tarifas terão um impacto negativo significativo em setores importantes da economia de ambos os países, ameaçando a parceria econômica entre Brasil e EUA.
O governo brasileiro reafirma seu interesse em receber uma resposta e negociar uma solução que preserve o relacionamento bilateral.
O documento é assinado pelo ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.