Governo Lula empresta aviões da FAB ao STF e coloca lista de passageiros em sigilo por cinco anos
A utilização das aeronaves da FAB para transporte de ministros do STF levanta questionamentos sobre a transparência e a justificativa de sigilo. Desde 2023, foram registradas 154 solicitações de voos, com destaque para Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.
Governo de Lula inicia empréstimo de aeronaves da FAB para transporte de ministros do STF em 2023.
As identidades dos passageiros não são reveladas, e parte das informações fica em sigilo por cinco anos, visando proteger os ministros de ameaças, especialmente após os eventos de 8 de janeiro.
Informações obtidas pela Folha via Lei de Acesso à Informação (LAI) mostram que o STF fez 154 solicitações até fevereiro de 2025, sendo Alexandre de Moraes um dos principais frequentadores.
Os voos conectam São Paulo a Brasília e outras autoridades podem ser transportadas, além do presidente do tribunal. O TCU permitiu o sigilo das informações, alegando segurança.
Desde sua posse, Luiz Roberto Barroso foi o ministro que mais utilizou as aeronaves da FAB, registrando 215 viagens em 2024.
A falta de transparência gerou críticas de especialistas, que pedem maior divulgação das informações. O STF alega que as solicitações estão conforme a legislação e a segurança dos ministros é a prioridade, apoiada pelo Ministério da Justiça com a menção a “gravíssimas ameaças”.
Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira