Governo Lula é desaprovado por 53% dos brasileiros, diz Quaest
Desaprovação ao governo Lula apresenta queda significativa, refletindo uma melhora na percepção da população, especialmente entre moderados e na região Sudeste. Fatores como a tarifa imposta pelos EUA influenciam o cenário e geram mudanças nas expectativas econômicas.
Pesquisa da Quaest, divulgada em 16 de julho de 2025, revela melhora na desaprovação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): caiu de 57% em junho para 53%.
O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, entrevistou 2.004 pessoas entre 10 e 14 de julho. Margem de erro: 2 p.p.; nível de confiança: 95%.
Diretor da Quaest, Felipe Nunes, destaca que a melhora na popularidade ocorreu principalmente fora das bases tradicionais do governo, com significativa recuperação no Sudeste.
Entre as classes de renda, quem ganha de 2 a 5 salários mínimos apresentou a maior mudança. A aprovação continua alta entre os lulistas e baixa entre os bolsonaristas, com destaque para os setores moderados.
Segundo Nunes, três fatores explicam a melhoria:
- 79% acreditam que a tarifa de 50% imposta pelos EUA sobre produtos brasileiros vai prejudicar suas vidas.
- 72% consideram que Trump errou ao impor a tarifa ao Brasil.
- O tarifaço uniu a esquerda e moderados, mas dividiu a direita.
O percentual de pessoas que veem a economia inalterada nos últimos 12 meses permaneceu em 30%.
Caiu o percentual que acredita que o preço dos alimentos subiu. Contudo, pela 1ª vez na série histórica, 43% acham que a economia irá piorar no próximo ano, possivelmente por conta das tarifas de Trump.