Governo Lula consulta Câmara de Comércio Exterior sobre ação na OMC envolvendo tarifaço dos EUA
Governo busca apoio da OMC para contestar tarifas americanas sobre produtos brasileiros. Proposta será votada pelo Conselho Estratégico da Camex e pode gerar desdobramentos simbólicos.
Governo Lula propõe ação na OMC contra tarifas dos EUA
O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), enviou à Câmara de Comércio Exterior (Camex) uma proposta para autorizar o acionamento da Organização Mundial do Comércio (OMC) a respeito do tarifaço imposto pelos Estados Unidos.
A iniciativa permitirá ao Itamaraty utilizar o mecanismo de solução de controvérsias da OMC contra as tarifas sobre produtos brasileiros, conforme documento do Estadão/Broadcast.
A proposta será avaliada pelo Conselho Estratégico da Camex (CEC/Camex), com votação eletrônica aberta hoje e encerramento previsto para segunda-feira, dia 4.
Participam do CEC, além do vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros de diversas pastas, como:
- Casa Civil
- MDIC
- Relações Exteriores
- Fazenda
- Agricultura e Pecuária
- Planejamento e Orçamento
- Gestão e Inovação
- Defesa
- Minas e Energia
- Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já indicou a intenção de acionar a OMC. No entanto, a medida pode ter caráter simbólico, pois o órgão de apelação da OMC está inativo devido à falta de indicação do membro americano.
Recentemente, o embaixador Philip Fox-Drummond Gough expressou a preocupação do governo brasileiro com o uso de medidas comerciais unilaterais por parte dos EUA como interferência em assuntos internos de outros países.