Governo investirá mais em aeroportos no 2º semestre, diz ministro
Governo federal busca parcerias para impulsionar investimentos e aumentar a movimentação aérea nos aeroportos brasileiros. Expectativa de crescimento semelhante ao do Aeroporto Internacional do Galeão motiva requalificação do terminal de Jacarepaguá.
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que o governo federal pretende fortalecer o programa Investe+Aeroportos no 2º semestre de 2025, através de parcerias com concessionárias que operam terminais no Brasil.
Durante a cerimônia de início das obras de requalificação do Aeroporto de Jacarepaguá (RJ), o ministro enfatizou a importância do projeto de investimentos.
A concessionária Pax Aeroportos, que administra o terminal desde 2023, irá investir R$ 115 milhões no aeroporto. O objetivo é que Jacarepaguá se torne um novo hub de aviação, com voos Rio-SP e voos regionais.
Os investimentos no aeroporto incluirão:
- Requalificação das instalações;
- Expansão da capacidade de passageiros;
- Melhoria dos serviços.
O ministro declarou a intenção do governo de que a movimentação em Jacarepaguá siga o crescimento observado no Aeroporto Rio-Galeão, que teve um aumento de 26% no número de passageiros, passando de 6,5 milhões para 8,2 milhões no 1º semestre de 2025.
No total, 61,8 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos e internacionais no Brasil nos primeiros 6 meses de 2025, com um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2024. O número de turistas em voos internacionais cresceu 15,3%, atingindo 13,8 milhões, enquanto os voos nacionais tiveram crescimento de 8,6%.
Se a tendência continuar, o setor de aviação deve encerrar 2025 com o maior número de passageiros da série histórica.