Governo divulga lista dos 435 contemplados pelo Bolsa Atleta
O Ministério do Esporte divulga a lista de 435 atletas contemplados com o Bolsa Atleta, incluindo renomados medalhistas. A iniciativa visa fortalecer o desempenho esportivo brasileiro em competições nacionais e internacionais.
Ministério do Esporte anunciou, em 16 de abril de 2025, a concessão do Bolsa Atleta a 435 esportistas de modalidades olímpicas, paralímpicas e surdolímpicas.
A lista inclui atletas da categoria Atleta Pódio, conforme o Edital nº 5 de 12 de dezembro de 2024. Dentre os contemplados, destacam-se:
- Ana Patrícia Silva Ramos (vôlei de praia)
- Rayssa Leal (skate)
- Isaquias Queiroz (canoagem)
- Bia Souza (judô)
- Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Jade Barbosa (ginástica)
A portaria nº 35/2025, assinada pelo ministro André Fufuca, visa fortalecer o alto rendimento esportivo brasileiro, focando em preparativos para competições. Os atletas devem assinar o Termo de Adesão conforme o edital.
O Bolsa Atleta, criado em 2005, oferece apoio financeiro a atletas com bom desempenho. Para ser contemplado, é necessário ter uma rotina ativa e ser um dos melhores em competições.
A categoria Pódio é destinada a atletas com potencial para medalhas em Jogos Olímpicos e foi ampliada para incluir resultados destacados em Jogos Surdolímpicos após a Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023).
Desde sua criação, a categoria já contemplou 815 atletas, com um investimento de cerca de R$ 347 milhões. Para se enquadrar, é necessário estar entre os 20 melhores do ranking mundial.