Governo de Roraima aciona time de Lula sobre tarifas da Venezuela
Governo de Roraima busca intermediação federal para lidar com tarifas venezuelanas. Aumento nas taxas de importação pode comprometer a competitividade das exportações do estado, que dependem fortemente do comércio bilateral.
Governo de RoraimaMinistério das Relações Exteriores sobre tarifas de importação que a Venezuela impôs ao Brasil.
A medida pode afetar as exportações de Roraima, que depende do país vizinho para mais de 70% da sua movimentação externa.
A Venezuela começou a cobrar tarifas de 15% a 77% sobre produtos brasileiros, mesmo em casos que deveriam ter isenção. Não está claro se as tarifas são um erro ou uma decisão do governo venezuelano.
O governo estadual está em contato com “outras autoridades federais” e a Fier investiga as dificuldades de aceitação de certificados de origem por parte da Venezuela.
Dados do MDIC mostram que a Venezuela foi o principal destino dos produtos roraimenses, totalizando US$ 41,5 milhões de janeiro a junho de 2025.
O MDIC recebeu relatos sobre dificuldades enfrentadas por exportadores brasileiros. O ministério está em diálogo com a Embaixada do Brasil em Caracas para esclarecer a situação.
A FIER informou que já iniciou apurações para identificar problemas na aceitação dos certificados de origem e busca soluções rápidas para a normalização do fluxo comercial bilateral.