Governo de Israel revoga decisão de destituir chefe do Shin Bet
A revogação da destituição de Ronen Bar ocorre após pressão popular e decisões judiciais. O caso evidenciou a tensão entre o governo e as forças de segurança em Israel.
Governo de Israel revogou a decisão de destituir o diretor da agência de segurança interna Shin Bet, Ronen Bar, nesta terça-feira (29). A medida, que foi bloqueada pela Suprema Corte, gerou protestos multitudinários.
O governo anunciou que a decisão de 20 de março de 2025 para destituir Bar não possui mais razão de existir, conforme documento apresentado à Suprema Corte.
A destituição de Bar, ordenada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, foi barrada pelo máximo tribunal, evidenciando uma divisão em Israel. A oposição afirma que Bar era alvo por criticar Netanyahu sobre a falha de segurança que permitiu o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.
Ronen Bar rejeitou a destituição, alegando que as acusações de Netanyahu eram sem fundamento e motivadas por interesses pessoais. Ele acredita que a medida visa impedir investigações sobre os eventos de 7 de outubro e outros assuntos críticos.
Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório