HOME FEEDBACK

Governo brasileiro ‘saúda’ reconhecimento do Estado da Palestina pela França

Governo brasileiro destaca a importância do reconhecimento da Palestina e pede apoio internacional. Lula critica ações de Israel e se une à iniciativa da África do Sul na Corte Internacional de Justiça.

O governo federal do Brasil “saúda o anúncio” do reconhecimento do Estado da Palestina pela França e “exorta todas as demais nações que ainda não o fizeram” a tomar a mesma decisão, conforme nota do Ministério das Relações Exteriores.

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que seu país reconhecerá formalmente o Estado palestino soberano na próxima Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro.

O Brasil reconhece a Palestina desde 2010 e defende a “solução de dois Estados” para o conflito palestino-israelense. A nota ressalta que “o reconhecimento do Estado da Palestina por crescente número de países […] contribui para responder aos anseios de paz na região, liberdade e autodeterminação do povo palestino”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva critica o governo israelense, acusando-o de “genocídio” na Faixa de Gaza. Seu governo anunciou que se unirá à demanda da África do Sul para que a Corte Internacional de Justiça processasse Israel por genocídio.

Pelo menos 142 países já reconheceram ou planejam reconhecer o Estado da Palestina, segundo levantamento da AFP, com muitos fazendo isso após a incursão israelense na Faixa de Gaza, em resposta a ataques do Hamas.

Com informações da AFP

Publicado por Fernando Dias

Leia mais em jovem-pan