HOME FEEDBACK

Governo avalia que café pode ser contemplado em exceção global de tarifas de Trump

Governo brasileiro aguarda decisão dos EUA sobre isenção tarifária para o café. Produto é essencial nas exportações e representa significativa fatia do consumo americano.

Expectativa do governo Lula sobre café está relacionada ao tarifaço imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Trump assinou um decreto que sobretaxa produtos importados do Brasil em 50%, excluindo quase 700 itens. O café, no entanto, não foi isento, assim como carnes e pescados.

A esperança do governo brasileiro se baseia em declarações do secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, que indicou a possibilidade de isenção na compra de café. Isso poderia beneficiar também manga, cacau e abacaxi, produtos não cultivados nos EUA.

Apesar disso, Lutnick ressaltou que a isenção geralmente ocorre em acordos com os países afetados. Até agora, não houve acordo com o Brasil e o café não foi excluído do tarifaço.

A Casa Branca, através da porta-voz Karoline Leavitt, anunciou que Trump definirá novas tarifas até meia-noite desta quinta-feira.

O café brasileiro é o principal produto exportado para os EUA, representando 33% do consumo americano. Entre janeiro e maio deste ano, os EUA compraram 17% do café brasileiro exportado.

De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), foram enviadas 3,3 milhões de sacas de café aos EUA de janeiro a junho deste ano, e em 2024 já foram mais de 8 milhões de sacas, consolidando a liderança do Brasil no setor.

Leia mais em o-globo