Governo autoriza estudo da transposição do rio São Francisco no Piauí
Ministério inicia estudo para transposição de águas do São Francisco no Piauí. Projeto visa beneficiar 1 milhão de pessoas e impactar diretamente 42 municípios da região semiárida.
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional autorizou, na quarta-feira (23.jul.2025), o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental) para a transposição de águas do rio São Francisco no semiárido do Piauí.
A obra visa atender 1 milhão de pessoas e custará R$ 8,5 milhões ao orçamento da SNSH (Secretaria Nacional de Segurança Hídrica).
O EVTEA irá conectar o Reservatório de Sobradinho (BA) às bacias dos rios Piauí e Canindé, integrando o Eixo Oeste da transposição.
Segundo Bruno Cravo, diretor do Departamento de Projetos Estratégicos, o estudo terá impacto direto em 42 municípios e indireto em 89 municípios.
“A fase de planejamento está em conclusão. Em seguida, iniciarão as atividades de coleta de dados”, declarou.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra hídrica do Brasil, com 477 quilômetros de extensão e dois eixos (Leste e Norte) nos Estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
- 13 aquedutos
- 9 estações de bombeamento
- 27 reservatórios
- 9 subestações de 230 kV
- 270 quilômetros de linhas de transmissão de alta tensão
- 4 túneis
Em março de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as obras serão concluídas até o final de seu 3º mandato, em 2026, ressaltando que "falta pouquinha coisa".
Lula destacou a necessidade de colaboração dos governadores e prefeitos para garantir água potável à população. “Todo mundo vai ter água para beber”, concluiu.