HOME FEEDBACK

Governo anuncia Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações

Pedro Lucas assume o Ministério das Comunicações após a saída de Juscelino Filho por denúncias de corrupção. A mudança ocorre em um momento delicado, exigindo decisões rápidas do presidente Lula sobre a reformulação ministerial.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, anunciou nesta 5ª feira (10.abr.2025) que Pedro Lucas (União Brasil-MA) será o novo ministro das Comunicações. Ele assume a vaga de Juscelino Filho, que pediu demissão após ser denunciado por corrupção pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

Pedro Lucas assumirá o cargo após a Páscoa, período em que o ministério ficará sob responsabilidade da secretária-executiva das Comunicações, Sônia Faustino Mendes.

Essa decisão foi tomada em uma reunião no Palácio da Alvorada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o ex-ministro Juscelino Filho e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

A saída de Juscelino Filho pressionou Lula a antecipar decisões sobre a reforma ministerial. Em uma carta de demissão, Juscelino destacou ter recebido apoio incondicional de Lula e decidiu sair para proteger o projeto do presidente.

No almoço que precedeu a demissão, ficou decidido que o Ministério das Comunicações ficará com o União Brasil. Pedro Lucas, de 45 anos, era o mais cotado para a vaga, com a avaliação de que a quantidade de ministérios do partido estava adequada ao apoio dado ao governo.

Com a saída de Juscelino, Lula precisará decidir o futuro do PSD e do União Brasil, sendo que o primeiro deseja o ministério do Turismo, atualmente com Celso Sabino.

Leia mais em poder360