Governadores pedem que Alckmin adie discussão pró-montadoras chinesas
Governadores de seis estados pedem adiamento de decisão sobre pleitos da montadora BYD, citando riscos à indústria local. A reunião crucial ocorre antes da imposição de tarifas pelos EUA sobre produtos brasileiros.
Governadores de 6 Estados enviaram uma carta ao vice-presidente Geraldo Alckmin nesta terça-feira (29.jul.2025) pedindo o adiamento da discussão sobre pleitos da montadora chinesa BYD.
A discussão ocorrerá na quarta-feira (30.jul), às 10h30, no Gecex-Camex.
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva pretende baixar uma norma para incentivar a produção de carros cujas peças são 100% importadas, reduzindo o imposto de importação de kits SKD e CKD. Essa medida favoreceria montadoras chinesas.
Os governadores alertam que essa decisão “exige reflexão cuidadosa” e pode desestimular a industrialização local, comprometendo empregos.
Destacam que os Estados abrigam montadoras e fornecedores que geram empregos qualificados e têm capacidade de pesquisa e desenvolvimento.
Além do adiamento, os governadores exigem um canal de diálogo com os Estados produtores antes de uma decisão final.
A reunião ocorre dois dias antes da implementação de tarifas de 50% pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, anunciadas por Donald Trump.
O pleito da BYD foi feito em fevereiro.