Governador do Ceará se reúne com Haddad por contenção ao tarifaço
Governador do Ceará propõe compra de produtos exportados para escolas como estratégia contra tarifas dos EUA. Reunião com ministro da Fazenda resultou em conversa positiva, mas sem compromisso imediato por soluções concretas.
Governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em 1º de agosto de 2025, para discutir medidas de contenção ao tarifaço dos EUA, implementado por Donald Trump (Partido Republicano).
Uma das propostas foi a compra de produtos que seriam exportados para os EUA, para utilização na merenda escolar de municípios e do Estado do Ceará.
Elmano comentou: “Trouxemos a possibilidade de aquisição pelo governo, seja do Estado do Ceará, seja pelos nossos municípios, de produtos desses que nós exportamos aos Estados Unidos”.
A tarifa de 50% dos EUA ao Brasil começa em 6 de agosto. Quase 700 produtos ficaram em regime de exceção e não serão taxados. Porém, setores como frigoríficos e produtores de frutas ainda sofrerão impactos.
Elmano destacou que Haddad recebeu a proposta de forma positiva, mas não garantiu uma solução imediata nem anunciou nova reunião. Ele afirmou: “O ministro recebeu com muito bom grado a sugestão e queremos ampliar essa possibilidade. Para isso, precisamos, provavelmente, ter mudanças de legislação.”