HOME FEEDBACK

Google impediu Motorola de usar Perplexity AI como assistente padrão, diz executivo

Executivo da Perplexity AI revela que contratos do Google com a Motorola barraram assistente padrão em novos smartphones. Processo antitruste do Departamento de Justiça dos EUA pode levar a mudanças nas práticas comerciais do gigante da tecnologia.

Google bloqueia assistente da Perplexity AI em smartphones

Durante o julgamento antitruste do Google, Dmitry Shevelenko, diretor de negócios da Perplexity AI, denunciou que um contrato do Google com a Motorola impede a fabricante de definir a Perplexity como assistente padrão em novos dispositivos.

Shevelenko descreveu a situação como "uma arma apontada para a cabeça" das empresas envolvidas, citando que a Motorola não consegue se desvincular das obrigações com o Google. A Perplexity será pré-instalada, mas não estará na tela inicial do dispositivo.

A startup já tem um acordo com uma empresa para seu assistente ser pré-instalado e está negociando com outra, sem divulgar detalhes. Um executivo do Google informou que a Motorola incluirá a Perplexity ainda este ano.

O juiz Amit Mehta já havia concluído que o Google monopolizou ilegalmente o mercado de buscas. O Departamento de Justiça dos EUA está buscando proibições para os pagamentos que garantem o Google como padrão. Essa proibição também se aplica a produtos de IA como o Gemini.

Shevelenko estima que passa 75% do tempo tentando parcerias para distribuição, destacando a dificuldade em mudar o assistente padrão de um celular Android. Ele concluiu que as ameaças de perda de receita precisam ser eliminadas para permitir que fabricantes e operadoras tenham liberdade nas suas escolhas.

Ele acredita que as parcerias da Perplexity foram possíveis graças ao processo antitruste, pois o Google está "sob pressão", o que abre diálogos com fabricantes e operadoras.

Leia mais em o-globo