HOME FEEDBACK

Gleisi fala em 'sanções com motivação politica' em tarifaço de Trump: 'Soberania não se negocia'

Gleisi Hoffmann afirma que a sobretaxa dos EUA é motivada por questões políticas e defende a soberania do Brasil. O governo busca diálogo para resolver a situação, enquanto senadores brasileiros tentam destravar negociações em Washington.

Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais da Presidência, afirmou que os Estados Unidos agem com motivação política ao impor uma sustentável de 50% sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto.

Ela referiu-se à carta do presidente Donald Trump, que mencionava o tratamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Judiciário brasileiro.

Hoffmann declarou: "O Brasil está sendo ameaçado com medidas unilaterais que são verdadeiras sanções políticas."

O presidente Lula busca diálogo comercial e se opõe às sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ministra destacou que crimes contra a democracia serão processados conforme a Constituição brasileira e reafirmou que a soberania não se negocia.

O governo brasileiro tenta reabrir canais de diálogo, enquanto o chanceler Mauro Vieira está em Nova York aguardando contato da Casa Branca, mas não há previsão de diálogo imediato.

Um grupo de senadores brasileiros está em Washington para destravar negociações com parlamentares e empresários americanos.

Hoffmann também reforçou que o Brasil não se nega a negociar acordos com os EUA, mas não aceitará ingerência externa em assuntos internos.

Ela ainda mencionou a importância do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, que deve ser assinado até o final do ano, como uma oportunidade de cooperar e fortalecer laços.

Leia mais em o-globo