HOME FEEDBACK

Gleisi critica apoio de deputados da base governista ao PL da Anistia: “Absurdo”

Gleisi Hoffmann critica apoio de aliados ao projeto de anistia, ressaltando que isso fere a democracia. A ministra defende que a urgência legislativa deve se voltar para benefícios ao povo, não para proteger golpistas.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), chamou de “absurdo” e uma “profunda contradição” o apoio de deputados da base do governo ao projeto de anistia para condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Em declaração à CNN Brasil nesta terça-feira (15), Gleisi afirmou que esse apoio rompe com o Executivo e afronta o Judiciário e as instituições democráticas.

“Apoiar a urgência para esse projeto é uma grave afronta ao Judiciário e à democracia. Urgência deve ser destinada a projetos que beneficiem o povo, não a um golpe continuado”, disse a ministra.

Ela associou o projeto à proteção do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados envolvidos na subversão da ordem. Segundo ela, a proposta busca “garantir a impunidade de Bolsonaro e dos que tentaram derrubar este governo.”

A declaração vem um dia após o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), solicitar urgência ao projeto, com mais da metade das 262 assinaturas sendo de deputados do Centrão, que ocupam ministérios no governo Lula.

Na semana passada, Gleisi havia afirmado que “anistia ou mediação de pena era defensável”, o que gerou críticas de magistrados do STF. Após isso, ela recuou, esclarecendo que revisar penas é função do Judiciário e negou que haja qualquer anistia.

Além disso, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), comentou nas redes sociais que em uma democracia “ninguém decide nada sozinho” e que as pautas devem ser discutidas com os líderes. Ele tem o poder de pautar os pedidos de urgência, com mais de mil projetos ainda aguardando deliberação.

Leia mais em infomoney