HOME FEEDBACK

Gleisi adota ‘estilo Centrão’ e agrada ao Congresso no primeiro mês como ministra

Gleisi Hoffmann se destaca como articuladora política e melhora a relação do governo com o Congresso. Apesar de algumas controvérsias, sua firmeza e acesso ao presidente Lula são elogiados por líderes partidários.

Gleisi Hoffmann completa hoje um mês como ministra da Secretaria de Relações Institucionais.

Elogiada por líderes do Congresso, ela mudou sua imagem de presidente do PT para a de articuladora política, melhorando a relação do governo Lula com o Legislativo.

Partidários destacam sua firmeza, acesso direto a Lula e capacidade de cumprir promessas. Um integrante do Centrão resumiu: “É o estilo do Centrão”.

Gleisi participou das negociações do Orçamento deste ano e tem adotado um tom direto nas conversas com parlamentares, em contraste com seu antecessor, Alexandre Padilha.

Embora tenha causado polêmica ao sugerir um empréstimo no programa Crédito do Trabalhador, essa situação não afetou a relação com o Congresso.

Depois de ser cobrada nas redes sociais, ela apagou o vídeo que gerou a controvérsia, enquanto o partido Novo apresentou uma representação no Tribunal de Contas da União.

Gleisi também manteve críticas a governadores da oposição, mas suavizou o tom em relação ao Banco Central, liderado por Gabriel Galípolo.

Além disso, estabeleceu uma boa relação com o presidente da Câmara, Hugo Motta, que contou com o apoio do PT em sua campanha para suceder Arthur Lira.

Leia mais em estadao