HOME FEEDBACK

Glauber Braga inicia greve de fome e dorme no plenário após parecer por cassação

Glauber Braga realiza greve de fome em protesto contra encaminhamento que pode resultar na cassação de seu mandato. O deputado alega ser alvo de perseguição política relacionada a sua postura crítica em relação ao orçamento secreto.

Deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) passou a madrugada no plenário do Conselho de Ética da Câmara após a aprovação de um parecer que recomenda a sua cassação.

Greve de fome: Em protesto, Braga iniciou uma greve de fome e permanecerá no Congresso até a decisão sobre seu futuro político. “Estou há 30 horas e 30 minutos fazendo somente a ingestão de líquidos”, afirmou no X (antigo Twitter).

O deputado dormiu no chão do plenário, encostado na parede.

Motivo da cassação: Glauber é alvo de um processo por agressão ao youtuber Gabriel Costenaro, do MBL, e a cassação foi solicitada pelo Partido Novo, acolhida por Arthur Lira e encaminhada ao Conselho de Ética.

  • Relator Paulo Magalhães (PSD-BA) recomendou perda de mandato.
  • Parecer aprovado por 13 votos a 5.

Braga alega ser vítima de perseguição política por parte de Lira, especialmente após acionar o STF contra emendas de relator, que travaram o orçamento secreto. Ele considera a cassação resultado de uma barganha política.

A decisão do Conselho de Ética não resulta em cassação imediata. Ele pode recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso avance ao plenário, a cassação depende do voto de pelo menos 257 deputados.

Leia mais em infomoney