HOME FEEDBACK

Gilvan da Federal pede desculpas por desejar morte de Lula em sessão da Câmara

Deputado Gilvan da Federal se desculpa por declarações sobre Lula, mas reafirma críticas ao presidente. Pedido de investigação por incitação à violência é protocolado por colegas de bancada.

Deputado Gilvan da Federal (PL-ES) pede desculpas por desejar a morte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante uma sessão da Comissão de Segurança Pública, Gilvan reconheceu que “exagerou na fala” e pediu desculpas, embora continuasse a criticar Lula, afirmando que deveria estar preso.

No dia anterior, Gilvan declarou um desejo de que Lula “morresse”, durante a defesa de um projeto que desarma a guarda presidencial, que acabou sendo aprovado com 15 votos a favor.

Reações: O deputado Kiko Celeguim (PT-SP) e o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), protocolaram um pedido para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue Gilvan por ameaças e incitação à violência.

Os pedidos incluem a instauração de investigação e adoção de medidas cautelares. A Advocacia-Geral da União (AGU) também solicitou investigações à Polícia Federal para avaliar se as declarações estão cobertas pela imunidade parlamentar.

Próximos passos: O PT planeja entrar com uma representação no Conselho de Ética da Câmara contra Gilvan.

Com informações do Estadão Conteúdo

Leia mais em jovem-pan