Gaza vive talvez a sua 'pior situação humanitária desde o início da guerra', diz ON
A ONU alerta sobre o agravamento da crise humanitária em Gaza, com a falta de ajuda se intensificando desde o início da guerra. As últimas medidas de bloqueio e racionamento estão impactando severamente a população local.
A situação humanitária na Faixa de Gaza é alertada como "a pior desde o início da guerra" entre Israel e o Hamas, segundo o Escritório das Nações Unidas para Assuntos Humanitários (Ocha).
Em comunicado nesta segunda-feira, 14, foi destacado que a situação é crítica após a interrupção mais longa da ajuda humanitária, que não chega ao território há um mês e meio.
Desde o bloqueio imposto por Israel em 2 de março, o acesso a Gaza permanece fechado. As operações militares israelenses foram retomadas em 18 de março, após uma trégua de dois meses.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa'ar, afirmou que a ajuda humanitária se tornou a "principal fonte de renda" do Hamas em Gaza.
O Ocha denunciou que as restrições e o fechamento dos pontos de passagem levaram à escassez de suprimentos, forçando as autoridades a racionar os recursos disponíveis.