HOME FEEDBACK

Gaza está ficando sem alimentos especializados para salvar crianças desnutridas, alerta ONU

Gaza enfrenta crise alimentar crítica, com suprimentos de alimentos terapêuticos se esgotando em meio a uma epidemia de desnutrição infantil. Agências da ONU alertam que falta de ajuda humanitária pode agravar a situação desesperadora da região.

A Faixa de Gaza está prestes a ficar sem alimentos terapêuticos especializados, essenciais para salvar a vida de crianças gravemente desnutridas, alertam agências da ONU.

O porta-voz do Unicef, Salim Oweis, declarou que a região enfrenta uma “situação crítica”. Ele informou que os estoques de Alimento Terapêutico Pronto para Uso (ATPU) devem se esgotar até meados de agosto.

O ATPU, uma pasta nutritiva à base de amendoim, é fundamental no tratamento da desnutrição aguda em crianças. O Unicef é responsável pela compra e distribuição de até 80% desse suprimento globalmente.

Atualmente, o Unicef só tem o suficiente para tratar 3 mil crianças. Apenas nas duas primeiras semanas de julho, a organização tratou 5 mil crianças em Gaza.

A OMS também expressou preocupação sobre o fim dos estoques de ATPU. Um porta-voz disse que a maioria dos suprimentos já foi consumida e o restante nas unidades de saúde se esgotará em breve.

Israel anunciou que permitirá que outras nações “lancem” ajuda humanitária em Gaza por meio de paraquedistas a partir de hoje, segundo a rádio do exército israelense.

O Irã, por sua vez, acusou Israel de “premeditar a fome em Gaza”, afirmando que Israel e os EUA votaram contra uma resolução da ONU sobre o acesso à alimentação como um direito humano básico, sugerindo uma “política premeditada” de uso dos alimentos como arma de guerra.

Leia mais em valoreconomico