Galípolo se reúne com Vorcaro e com o CEO do Banco Master nesta sexta em Brasília
Banco Central discute compra do Banco Master em reunião criticada por grupo de acionistas. Críticas apontam riscos sistêmicos e falta de transparência na operação que envolve R$ 2 bilhões.
Reunião do Banco Central ocorre nesta sexta-feira, 11, às 9h, em Brasília, com o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o CEO da instituição, Augusto Ferreira Lima.
O Banco Central analisa a compra de 58% do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB), que requer autorização do BC.
A transação tem enfrentado críticas, principalmente do Sindicato dos Bancários de Brasília (Bancários-DF) e da Associação Nacional dos Empregados Ativos e Aposentados do BRB (ANEABRB).
- Bancários-DF pediu ao BC a rejeição do negócio, alegando ilegalidade e riscos sistêmicos ao Sistema Financeiro Nacional.
- Argumentos incluem: alavancagem excessiva, risco de liquidez, insolvência e emissão de CDBs caros.
A análise da operação foi criticada por falta de transparência e cumprimento das exigências legais, como a aprovação pela Câmara Legislativa do DF.
A ANEABRB expressou preocupação com a condução do processo, alegando exclusão de acionistas e não convocações de assembleias necessárias.
A agenda do presidente do BC inclui reuniões com especialistas sobre conjuntura econômica e um encontro com a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.