Funeral só sábado? Corpo do Papa Francisco passou por 'embalsamento moderno' para velório; entenda
O Vaticano se prepara para um funeral grandioso em homenagem ao Papa Francisco, com a presença de líderes mundiais e fiéis. O corpo do Pontífice estará exposto para o público na Basílica de São Pedro a partir de quarta-feira.
Morto na madrugada de segunda-feira, aos 88 anos, Papa Francisco será sepultado no próximo sábado, após um grande funeral no Vaticano.
O evento reunirá chefes de Estado do mundo todo e milhares de fiéis. Os católicos podem prestar suas homenagens ao primeiro Pontífice das Américas a partir de quarta-feira, na Basílica de São Pedro, onde o caixão ficará exposto por três dias.
Após a confirmação de sua morte, o Vaticano apressou os rituais de despedida e os procedimentos de preservação do corpo, devido ao clima úmido de Roma.
O corpo do argentino passou por moderno embalsamento para evitar a decomposição. Antes da exposição pública, o caixão ficou na capela da residência de Santa Marta, onde Francisco faleceu, vítima de um AVC, após uma longa hospitalização.
O Vaticano divulgou imagens do corpo do Papa, vestido com uma casula vermelha e mitra branca, segurando um rosário e escoltado por soldados da Guarda Suíça.
De acordo com o anatomista da Universidade de Berna, Nikola Tomov, o Vaticano utiliza a técnica moderna de preservação desde 1914, com o primeiro Papa sendo Pio X. O procedimento envolve:
- Abertura das veias do pescoço e/ou da virilha.
- Drenagem do sangue.
- Aplicação de uma mistura de formal, álcool, água e corantes no sistema circulatório.
Essas substâncias barram bactérias e evitam a decomposição do corpo.