HOME FEEDBACK

Funeral do papa Francisco reuniu cerca de 250 mil pessoas, diz Vaticano

Funeral do papa Francisco atrai multidão em Roma e marca um novo capítulo na história da Igreja. Líderes mundiais comparecem ao evento, enquanto o processo de escolha do novo papa se aproxima.

Funeral do papa Francisco atrai 200 a 250 mil pessoas

O Vaticano anunciou que 200 a 250 mil pessoas compareceram ao funeral do papa Francisco, realizado em Roma no dia 26 de abril de 2025. Este número é cinco vezes superior ao do funeral do papa Bento 16 em 2023, mas inferior ao funeral do papa João Paulo 2 em 2005, que atraiu 300 mil pessoas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja da Silva, estiveram presentes, juntamente com líderes políticos como os presidentes do Senado, Câmara e STF. O funeral começou às 5h (horário de Brasília) e foi conduzido pelo cardeal Giovanni Battista Re na Praça de São Pedro.

Após a cerimônia, o caixão foi levado em procissão para a basílica de Santa Maria Maior, onde o papa foi enterrado às 8h (horário de Brasília), tornando-se o primeiro papa em 100 anos a ser sepultado fora do Vaticano.

O túmulo do papa será aberto para visitação pública na tarde de 27 de abril de 2025.

O papa Francisco morreu aos 88 anos em 21 de abril, devido a insuficiência cardíaca e AVC. Ele pediu para ser enterrado na basílica de Santa Maria Maior, com seu túmulo inscrevendo apenas “Franciscus”.

Com a morte do papa, o camerlengo, atualmente o cardeal Kevin Joseph Farrell, assumirá interinamente. O processo de escolha de um novo papa, ou conclave, deve ocorrer entre 15 a 20 dias após a morte.

Atualmente, 135 dos 252 cardeais estão aptos a votar, sendo que o Brasil possui 8 cardeais, dos quais apenas 7 podem votar.

Ao menos 12 nomes são mencionados como possíveis sucessores de Francisco, embora exista o ditado: “Quem entra papa no conclave, sai cardeal”.

Leia mais sobre o funeral do papa Francisco:

Leia mais em poder360