Funeral do papa Francisco: começa a procissão para o enterro em Roma
Milhares de fiéis e líderes mundiais se reúnem para prestar homenagens ao papa Francisco em sua última cerimônia religiosa. O cortejo funebre seguirá um trajeto histórico em Roma, destacando a simplicidade e o compromisso do papa com os pobres.
A última etapa do adeus ao papa Francisco começou neste sábado, na Praça de São Pedro, Vaticano, com uma missa de corpo presente.
A missa, realizada às 10h (horário de Roma), terminou às 7h. Em seguida, iniciou um cortejo de cerca de 4 km até a igreja de Santa Maria Maior. O enterro será a portas fechadas.
Cerca de 200 mil pessoas acompanharam o evento na praça. Estiveram presentes mais de 50 chefes de Estado, incluindo:
- Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil)
- Donald Trump (EUA)
- Javier Milei (Argentina)
- Emmanuel Macron (França)
- Volodymyr Zelensky (Ucrânia)
Antes da cerimônia, Trump e Zelensky se encontraram, mas o conteúdo da conversa não foi divulgado.
No início da missa, o caixão do papa foi levado da Basílica de São Pedro à Praça de São Pedro. A cerimônia, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, seguiu rituais tradicionais, respeitando o pedido de Francisco por um funeral simples.
Na homilia, o cardeal destacou que Francisco foi um "papa do povo", sempre atento às necessidades das pessoas. O funeral deverá durar 90 minutos e incluirá uma procissão pelo Coliseu.
Francisco faleceu na última segunda-feira, aos 88 anos, devido a complicações de um AVC e insuficiência cardíaca.
Onde assistir ao funeral? No Brasil, a TV Globo, GloboNews e CNN Brasil estão transmitindo o evento.
Quando será o conclave? A escolha do sucessor deve ocorrer entre os dias 5 e 10 de maio, apesar de não haver confirmação da data. Alguns cardeais não participarão devido a problemas de saúde.
A cada dia, os cardeais farão até quatro votações, com a fumaça branca sinalizando a escolha do novo papa.