Fraude do INSS: o que fazer se a instituição apresentou provas falsas para comprovar o desconto? Veja dicas
Governo federal inicia ressarcimento a aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos. INSS alerta beneficiários sobre tentativas de fraude por associações e estabelece novas contestações.
Fraude no INSS: o governo inicia reembolso a vítimas nesta quinta-feira, 24 de outubro.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, denunciou que entidades têm tentado fraudar o ressarcimento a aposentados e pensionistas.
Segundo Waller, algumas instituições apresentaram documentos falsos e usaram software de falsificação de assinaturas. Um ouvinte relatou que sua associação tentou comprovar desconto com uma gravação de voz fraudada.
"Gravação de voz nunca foi autorizada pelo INSS ", destacou Waller, pedindo que beneficiários fiquem atentos e façam novas contestações se necessário.
O INSS deve abrir nova possibilidade de contestação até o final do mês para vítimas de fraudes. Waller afirmou que a auditoria está sendo feita junto à Controladoria Geral da União e ao Dataprev.
Desde 4 de maio, foram abertos pelo menos 12 processos de responsabilização contra instituições fraudulentas. Waller declarou que casos estão sendo encaminhados ao Ministério Público Federal.
R$ 2,8 bilhões estão bloqueados de entidades que devem ressarcir o governo. Waller garantiu que o INSS está trabalhando para proteger os direitos dos beneficiários.
Mais de 170 mil vítimas contestam justificativas das associações fraudulentas.
Esta reportagem está em atualização.