Francisco será o 1º papa em 365 anos a ser enterrado na Santa Maria Maior
Papa Francisco fará história ao ser sepultado na basílica de Santa Maria Maior, um local escolhido por sua devoção à Virgem Maria. A cerimônia de funeral contará com a presença de líderes mundiais e marca o início do processo para eleger um novo papa.
O papa Francisco será o 1º pontífice em 365 anos a ser sepultado na basílica de Santa Maria Maior, em Roma, cerca de 4 km da basílica de São Pedro, onde seu corpo foi velado.
A última vez que um papa escolh eu um local fora da basílica de São Pedro foi em 1878, com Leão 13º.
Francisco optou por Santa Maria Maior devido à sua ligação pessoal com o templo, onde era devoto da Virgem Maria. Desde 2013, visitava regularmente a basílica e sua última visita ocorreu em 12 de abril de 2025, dias antes de sua morte.
Segundo o jornal EWTN Vatican, Francisco não será o único papa sepultado em Santa Maria Maior; outros 7 papas também estão enterrados lá.
O caixão do papa foi selado durante um rito na Basílica de São Pedro na sexta-feira, 25 de abril de 2025. Ele escolheu um caixão simples de madeira, diferentemente da tradição de caixões interligados de cipreste, chumbo e carvalho.
Milhares de devotos se despedem de Francisco neste sábado, 26 de abril de 2025, com o funeral iniciando às 10h (horário local) na Praça de São Pedro. O cardeal Giovanni Battista Re dará início à Missa Exequial.
Cerca de 20 chefes de Estado, incluindo o presidente Lula, estarão presentes.
O papa Francisco faleceu aos 88 anos em 21 de abril, devido a insuficiência cardíaca e AVC. O médico do pontífice detalhou seus últimos momentos.
Com sua morte, o camerlengo, cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, assumirá interinamente até a eleição de um novo papa, que ocorrerá em 15 a 20 dias. Atualmente, 135 dos 252 cardeais estão aptos a votar.
O Brasil possui 8 cardeais, mas apenas 7 podem votar. Há ao menos 12 nomes cotados como sucessores de Francisco, mas a tradição diz: “Quem entra papa no conclave, sai cardeal”.