HOME FEEDBACK

Francisco, o papa da ternura e da coragem

O legado do papa Francisco será lembrado por sua coragem em abraçar os marginalizados e promover a inclusão. Sua dedicação à compaixão e ao diálogo ficará marcada na história da Igreja e da humanidade.

O mundo se despede do papa Francisco, 1º pontífice latino-americano, que deixou uma marca indelével de humanidade e coragem.

Ele foi uma voz para os marginalizados, atuando em cárceres, favelas e campos de refugiados.

Em tempos de intolerância, Francisco apaixonou-se por construir pontes, guiado por um evangelho vivo, que interagia com seu próximo.

Sua ternura revolucionária foi refletida em gestos simples, que redefiniram a relação da Igreja com a essência do Evangelho. Ao escolher o nome "Francisco", assumiu um compromisso com os pobres, a paz e a humildade.

No seu pontificado de 12 anos, denunciou a indiferença frente à crise climática, condenou guerras, e fez da misericórdia uma bandeira.

Seu legado inclui a defesa dos direitos dos indígenas, a acolhida dos rejeitados e uma luta contínua contra o racismo.

Nos últimos 18 meses de vida, ele dedicou-se a ouvir, mantendo contato com a única paróquia católica na Faixa de Gaza até internar-se. Suas últimas palavras foram de preocupação com as crianças em meio ao conflito do Hamas e Israel.

Francisco não teve medo de perder fiéis, mas sim a ousadia de conquistar almas, levando a verdadeira força da palavra divina. Seu legado de inclusão, escuta e compaixão vive em nós.

Vá em paz, papa Francisco. Continuaremos a honrar suas lições e a construção do mundo que sonhou, com fé, coragem e compaixão.

Leia mais em poder360