Francisco agradeceu a enfermeiro no domingo de Páscoa; como foram últimas horas do papa
Papa Francisco realiza último passeio em meio a fiéis na Praça São Pedro após hospitalização. Encontro com o público acontece no domingo de Páscoa, poucos dias antes de sua morte.
Papa Francisco agradece enfermeiro após passeio histórico na Praça São Pedro em seu último dia de vida, no domingo de Páscoa (20).
No evento, o papa, que estava em recuperação após uma internação de cinco semanas, subiu no papamóvel pela primeira vez. Isso ocorreu após a tradicional bênção “urbi et orbi”.
O enfermeiro Massimiliano Strappetti incentivou o pontífice, que questionou: “Acredita que eu posso fazer?” Após tranquilizá-lo, Francisco percorreu a praça por quase 15 minutos.
Na manhã de segunda-feira (21), ele apresentou sinais de mal-estar e entrou em coma. O papa faleceu às 7h35, local, sem sofrer, conforme relatos de testemunhas.
Nos últimos meses, Francisco enfrentou problemas de saúde, incluindo uma pneumonia que o levou ao hospital por 38 dias. Apesar disso, em seu último dia, desafiou recomendações médicas e trabalhou intensamente.
Cerca de 35 mil fiéis o aplaudiram durante o passeio na praça, onde ele abençoou bebês. O Vaticano anunciou que seu funeral ocorrerá no sábado (26), com a presença de fiéis e líderes mundiais, antes da convocação de um conclave para escolher seu sucessor.