França lançará do ar 40 toneladas de ajuda em Gaza a partir de sexta-feira
A ajuda humanitária da França chega em um momento crítico, com a ONU alertando sobre níveis alarmantes de desnutrição em Gaza. A operação contará com voos programados em colaboração com autoridades jordanianas para transporte de alimentos essenciais.
França enviará ajuda humanitária a Gaza a partir de sexta-feira (1). O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Noël Barrot, nesta terça (29).
A ação envolve o lançamento de 40 toneladas de mantimentos em resposta à crise alimentar no território palestino, após 21 meses de guerra entre Israel e Hamas.
A ONU identificou um nível “alarmante” de desnutrição na Faixa de Gaza, que está sob cerco desde o início do conflito.
Desde domingo (27), Israel começou a permitir a entrega de ajuda humanitária após declarar uma pausa nos combates em algumas áreas de Gaza, onde residem cerca de 2,4 milhões de pessoas.
Barrot informou que quatro voos com 10 toneladas de mantimentos cada um serão organizados em colaboração com autoridades jordanianas. Ele destacou: A via aérea é útil, mas não é suficiente, pedindo a reabertura dos acessos terrestres, atualmente bloqueados pelo Exército israelense.
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório