Foragido no Brasil, Eustáquio recebe visto de jornalista dos EUA
Oswaldo Eustáquio, jornalista foragido com mandados de prisão, recebe visto dos EUA e garante atuação como profissional de mídia por 4 anos. Enquanto isso, o governo brasileiro tenta, sem sucesso, sua extradição da Espanha.
Jornalista Oswaldo Eustáquio, 46 anos, recebeu na 6ª feira (18.jul.2025) um visto dos Estados Unidos para atuar como jornalista por 4 anos. Informações da CNN Brasil.
Eustáquio é alvo de 2 mandados de prisão no STF e enfrenta acusações por ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição do Estado democrático de Direito. Ele é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O visto foi concedido em outubro de 2024, durante a presidência de Joe Biden, e entregue na embaixada dos EUA na Espanha, onde Eustáquio reside.
No mesmo dia, o governo do ex-presidente Donald Trump anunciou a revogação dos vistos de entrada do ministro Alexandre de Moraes e “seus aliados” no STF.
Eustáquio está foragido desde dezembro de 2022, após ter sua prisão decretada por Moraes devido a atos contra os resultados eleitorais de 2022. Ele já havia sido preso em junho de 2020 durante investigação sobre atos que pediam o fechamento do STF e do Congresso.
Após viajar para o Paraguai, Eustáquio pediu asilo e obteve um documento provisório de permanência. Depois, mudou-se para a Espanha.
O primeiro pedido de extradição à Espanha foi feito por Moraes em outubro de 2024, mas foi negado em março de 2025, com a Justiça afirmando que os atos não configuravam crime lá e eram protegidos pela liberdade de expressão.
Um recurso do governo brasileiro também foi negado, alegando que os fatos eram de natureza política, o que impossibilitou a extradição. Uma nova negativa ocorreu em maio de 2025, reiterando que somente o Ministério Público espanhol ou Eustáquio poderiam recorrer.
O Brasil apresentou outro recurso, defendendo sua legitimidade, mas também foi negado, sem possibilidade de novos recursos.