HOME FEEDBACK

FMI vê tarifas de Trump como fonte de ‘turbulência’ e reduz projeção do PIB global de 3,3% para 2,8%

FMI sinaliza riscos crescentes para a economia global devido ao aumento das tarifas de Trump. Projeção de crescimento do comércio global é reduzida pela metade, com impactos previstos na inflação e na demanda.

Economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, alerta sobre os impactos do tarifaço de Trump na economia global.

Atualmente, os riscos econômicos estão inclinados para baixo, devido a incertezas no comércio global. Gourinchas afirma que, apesar de muitos aumentos tarifários estarem suspensos, as taxas já estão em níveis recordes.

O economista destaca que a economia global está fortemente integrada, e um desmantelamento das cadeias de suprimento pode causar turbulências econômicas.

Ele alerta que empresas devem pausar investimentos e essas incertezas podem resultar em um choque negativo na demanda global, refletido no preço do petróleo.

O FMI previu um crescimento económico de apenas 2,8% para esse ano, abaixo da previsão anterior, com um corte significativo na projeção do comércio global para 1,7% em 2025.

Embora o FMI não projete recessão, a incerteza política e as tensões comerciais indicam um cenário de menor crescimento e mais inflação.

O FMI também reavaliou o PIB dos EUA para 1,8% e da China para 4,0% em 2025, ambos com quedas nas previsões anteriores.

O organismo espera que a inflação global atinja 4,3% este ano, com projeções revisadas para economias avançadas e mercados emergentes.

Gourinchas ressalta a importância da credibilidade da política monetária e que a insegurança nas tarifas pode afetar as expectativas de inflação, com alertas sobre novos choques inflacionários.

Leia mais em estadao