HOME FEEDBACK

FMI rebaixa previsão de crescimento global após tarifas de Trump

FMI aponta que tarifas de importação dos EUA impactam negativamente o crescimento global. Previsões de crescimento para os Estados Unidos e China são rebaixadas, enquanto Brasil também vê leve queda na expectativa.

Tarifas de importação impostas pelo presidente Donald Trump levarão a economia global a crescer menos, segundo relatório divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta terça-feira, 22.

O impacto será maior para os Estados Unidos. A previsão de crescimento deste ano foi rebaixada de 2,7% para 1,4%. A estimativa anterior foi divulgada em janeiro, antes do início do governo Trump.

A previsão de crescimento global para 2025 caiu de 3,3% para 2,8%. A expectativa para a China também foi reduzida, de 4,6% para 4%.

O FMI aponta que "o forte aumento nas tarifas e na incerteza em 2 de abril levará a uma desaceleração significativa do crescimento global no curto prazo".

Para o Brasil, a previsão de crescimento é de 2%, uma leve queda em relação à previsão anterior de 2,2%.

Nas últimas semanas, a economia global foi afetada pelas tarifas de importação dos EUA, que além de impactarem diretamente, aumentaram a insegurança nos mercados.

Mais informações em instantes.

Leia mais em exame